Manaus

Av. Cosme Ferreira,
Nº 1877 – Aleixo
Contato: (92) 2126-4009

São Paulo

R. Elvira Ferraz, Nº 250,
Cj 816, FL Office - Vila Olímpia
Contato: (11) 3542-8487

Brasília

Setor Hoteleiro Sul, Q-6,
Cj A, Bloco D, Loja 28
Contato: (61) 3037-1999

Profissão de Enfermeiro: área de atuação do CME ao home care

A profissão de enfermeiro é fundamental para todo ambiente hospitalar, pois sem eles, metade dos processos não poderiam ser agilizados com eficiência.

Apesar de não prestarem serviço direto ao público para diagnóstico de doenças e elaboração de receituário. Os enfermeiros têm a mesma relevância que os médicos dentro de um hospital.

Diversos podem ser os ramos de atuação desses profissionais. Não é à toa que a área de enfermagem é um dos cursos técnicos mais escolhidos entre os estudantes.

Ainda assim, algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto a ela e suas possibilidades. Continue lendo e veja um pouco mais sobre este assunto.

Profissão de enfermeiro pode atuar em quais áreas?

Para que uma pessoa possa se tornar enfermeiro, em primeiro lugar, ela deve possuir um curso técnico em enfermagem reconhecido pelo MEC. Além de um registro de formação profissional pelo COREN.

A partir daí, o enfermeiro pode ser capaz de escolher várias atribuições para sua área de atuação. Um dos serviços mais comuns é:

  • O trabalho como cuidador;
  • Prestação de assistência domiciliar;
  • Trabalho de gestão na CME

Veja abaixo algumas áreas notáveis nas quais o profissional está apto a realizar:

1. Serviço de remoção de paciente

O serviço de remoção de pacientes procura entregar de modo seguro, eficaz e humano o transporte para pacientes que são portadores de alguma patologia.

Assim como aqueles que não podem se mexer, como é o caso de pacientes recém-operados. E também casos um pouco mais complexos como os pacientes que são vítimas de AVC, infartos e outros casos graves.

Este serviço é conhecido como AMD ou APH que significa: atendimento médico domiciliar ou atendimento pré-hospitalar. De modo que oferecem ao paciente, uma ajuda que seja de excelência dentro de sua casa. 

Com o uso de equipamentos portáteis e uma variedade de materiais e medicamentos.

O responsável então faz a checagem e elabora qualquer processo que venha ter necessidade ali na hora. A fim de estabilizar o paciente ou removê-lo para um hospital.

Dentro desta área, o profissional atende três tipos de chamadas que são classificadas então como:

  • Verde;
  • Amarela;
  • Vermelha.

Existem dois modos de auxílio para remoção de pacientes debilitados: pré-hospitalar, inter-hospitalar, remoção de pacientes legislação.

Os pacientes pré-hospitalares são aqueles que possuem suporte em casos de urgência. Sendo assim, o primeiro contato com a equipe é crucial para que sua vida se preserve.

O contato inter-hospitalar envolve remover o paciente entre as unidades de saúde disponíveis. Levam pacientes com suporte de vida e contam com uma equipe especializada.

Já a remoção de paciente legislação se trata da retirada de paciente feita com apoio do responsável médico treinado para um atendimento emergencial.

2. Atuação nos Centros de Materiais de Esterilização

O CME, Centro de Materiais de Esterilização, é o ambiente dentro de clínicas e hospitais onde se faz todo o processo de:

Esses materiais possuem três classificações: não-críticos, semi-críticos, críticos. Dentro do CME é possível atender praticamente todos os setores de um hospital.

A profissão de enfermeiro dentro do CME tem um papel importante pois ele, por meio de noções específicas dos equipamentos, direciona todo o processo. De modo que eles ficam responsáveis por:

  • Supervisão;
  • Planejamento;
  • Garantia;
  • Promoção;
  • Testagem.

Seu trabalho é de alta complexidade e exige habilidade para manusear os equipamentos e realizar os processos de maneira devida.

O enfermeiro pode atuar na gestão de CME, central de materiais para esterelização

O trabalho do enfermeiro então, tem como finalidade se basear na necessidade da produção de materiais em condições que estejam seguras para uso. Tem ligação direta à qualidade de assistência prestada.

3. Profissão de enfermeiro Home Care

Uma das funções do profissional de enfermagem é realizar cuidados com os pacientes em suas residências. Assim, atendem casos de baixa complexidade a alta complexidade.

Os profissionais ficam responsáveis por realizarem a avaliação, admissão, manutenção do quadro clínico e reabilitação. Para o paciente, esse tipo de modalidade é ótima.

Afinal, além de contar com o apoio da família, possuem o cuidado profissional de uma pessoa responsável. Dessa maneira, o paciente consegue ter uma melhora física e mental muito mais rápida do que em um leito hospitalar.

Então, o plano de cuidado em casa é direcionado e alinhado conforme o quadro clínico de cada paciente. Dentro de suas principais funções, se encontram:

  • Gerenciar equipes;
  • Administrar suporte operacional;
  • Administrar suporte logístico;
  • Orientar e elaborar planos de cuidados para cada paciente;
  • Dar suporte nas intercorrências clínicas;
  • Treinam profissionais de enfermagem;
  • Realizar medicação intravenosa;
  • Manusear aparelho de oxigênio;
  • Dar a medicação correta.

A enfermagem domiciliar tem como função então fazer procedimentos paliativos, avaliar o grau de sofrimento de um paciente e prestar os cuidados necessários.

As famílias que contratam esses profissionais conseguem contar com um apoio eficaz em todas as tarefas do dia a dia relacionadas ao paciente. Pois, em geral, é preciso ter um cuidado maior.

Portanto, o zelo e o cuidado para com a vida de cada pessoa é o ponto principal para esses profissionais. Já que atuam prestando todo apoio dentro de um serviço humanizado.

Os enfermeiros podem agir em diversos ramos, portanto, um paciente pode contar com um apoio home care de um profissional de:

  • Fisioterapia;
  • Cuidador de idosos;
  • Acompanhante hospitalar;
  • Remoção de pacientes para hospitais e clínicas.

Conclusão

Como estão envolvidos com a área médica, é de total função do profissional prestar todo tipo de assistência necessária. A fim de proporcionar ao paciente a melhor recuperação possível.

Quando não atuam prestando cuidados diretos, os indiretos também servem para proteger os pacientes e médicos. Como é na área de CME ao fazer todo o processo de lavagem e esterilização de material para uso.

Sendo assim, em todos os aspectos, essa é uma profissão que atende o próximo no que lhe é necessário no momento. Para que estes possam conseguir alcançar uma estabilidade.

Existem inúmeras funções para estes profissionais que se encaixam com o interesse pessoal de cada indivíduo e sua vocação. Mas, todo hospital deve contar com uma equipe diversificada de enfermeiros.

De modo que eles possam ajudar no processo de gestão e andamento de serviços. Por isso, é vital que tenham o reconhecimento devido dentro do seu local de atuação.

Conte-nos aqui sua opinião sobre essas possibilidades de atuação e compartilhe este conteúdo com outros enfermeiros formados ou em formação.

Gostou? Compartilhe

Contato

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Grupo Bringel