Fim do ano está chegando e com ele um assunto importante vem à tona: o dezembro laranja. O mês alerta sobre os perigos do câncer de pele e como a população deve se prevenir quanto a isso.
Várias são as ações de conscientização feitas em parceria com instituições públicas e privadas para que as pessoas estejam alertas no verão principalmente.
O câncer de pele é assunto sério e um dos que mais acometem pessoas aqui no país, sendo o mais comum dentre os tumores malignos aqui no Brasil.
Sendo assim, se você tem curiosidade sobre o assunto e quer saber como agir para divulgar isso da melhor forma, continue lendo.
O que significa o Dezembro Laranja?
O dezembro laranja se inicia no fim do ano justamente por conta do início do verão. A cor escolhida remete ao bronze e a luta contra o câncer de pele.
O mês traz a campanha que tem como lema “se exponha mas não se queime”, presente em diversos pontos e que conta com atendimento gratuito de profissionais para que possam reforçar a importância da proteção diária.
Com o pequeno controle promovido por conta das vacinas nos casos de covid e a diminuição de casos e liberação de alguns lugares, as praias durante o verão voltarão a ser ocupadas pelos banhistas.
Além da retomada das atividades a serem feitas seguindo as normas das autoridades sanitárias, é preciso que haja outra cautela, que são os cuidados com o sol.
Isso porque não é novidade para ninguém que os raios solares são os maiores responsáveis por fazerem com que o organismo desenvolva câncer de pele.
O exame físico é o principal meio para que se possa ter um bom diagnóstico da suspeita de câncer. Como durante a pandemia muitas consultas foram suspensas, ir atrás desse diagnóstico agora é muito importante.
Hoje, quase toda rede pública e privada já retomou suas atividades normalmente. Porém, muitas pessoas não deram continuidade ao tratamento ou à investigação da lesão.
Pra que serve a campanha Dezembro Laranja?
A campanha do Dezembro Laranja acontece para que se possa gerar uma conscientização sobre o câncer de pele. A proposta da campanha se iniciou através da Sociedade Brasileira de Dermatologia por conta da grande incidência da doença.
Segundo o INCA, esse é o tipo de câncer que mais se encontra casos no Brasil. Em seguida, vem o câncer de mama e o de próstata.
Assim como o novembro azul tem como foco promover a prevenção do câncer de próstata, o dezembro laranja incentiva que cada vez mais as pessoas conheçam os perigos do câncer de pele e os principais meios para evitá-lo.
Quando surgiu o dezembro laranja?
A campanha nasceu no ano de 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Porém, desde 1999 um mutirão anual de atendimentos gratuitos beneficiou mais de 600 mil pessoas.
Só no Brasil, o câncer de pele afeta pelo menos 200 mil pessoas por ano. Estima-se que pelo menos 80 novos casos são relatados para cada 100 mil homens e de 87 novos casos para cada 100 mil mulheres.
O perfil que é mais afetado é o de pessoas com a pele mais clara e que estão acima dos 40 anos. Ainda que os sintomas e sinais comecem a aparecer nessa idade, o INCA revela que a principal causa dos sintomas tardio é a exposição prolongada ao sol ainda enquanto criança ou adolescente.
Como se prevenir do câncer de pele?
Por meio de algumas dicas simples, é possível não sofrer desse mal no futuro. As principais medidas para evitar exposição solar, são:
- Uso de filtro solar: os protetores solares devem ser aplicados todos os dias, ainda dentro de casa. Ainda que não tenha exposição solar direta, o uso ainda deve ser feito. O fator de FPS recomendado é de no mínimo, 30;
- Uso de roupas adequadas: ao ir se expor ao sol, é necessário fazer uso adequado de roupas e acessórios que te protejam dos raios solares. Por exemplo, chapéu, boné, e roupas com fator de proteção ultravioleta;
- Exponha-se ao sol com moderação: é muito importante que diariamente as pessoas tomem sol. Porém, prefira que essa exposição ocorra antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas;
- Faça inspeção na pele: é muito importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas e as mudanças que um câncer de pele provoca no corpo. Geralmente, as manchas são irregulares, possuem coloração diferente e costumam progredir em pouco tempo.
Ao ter esses cuidados, diminui-se as chances de se ter um câncer de pele. Mais uma vez, a campanha é necessária para expor e relembrar a população dos males que o Sol pode causar à saúde.
A campanha deste ano terá uma série de conteúdos expostos nas redes sociais, além de dicas em vídeo dos especialistas, orientações dos dermatologistas e gravações feitas por celebridades para que o público ganhe adesão.
Quem participa da campanha?
Entre as celebridades que se ofereceram para fazer parte da campanha, estão:
- Tony ramos;
- Carmo Dalla Vecchia;
- Kelly Key;
- Karol Conká;
- Cláudia Liz;
- Tom Borges;
- Eliane Cantanhede.
Além desses, vários outros artistas se uniram à causa para incentivar o público, através de sua influência, a se prevenir contra a exposição solar.
Esse é um assunto fundamental e precisa ser lembrado o ano inteiro. Apesar de no verão, a incidência solar ser mais forte, os raios solares estão presentes em absolutamente todos os dias do ano.
Conclusão
Por fim, vimos aqui a importância de se cuidar e se prevenir quando o assunto é exposição solar. O dezembro laranja traz à tona a relevância desse assunto. Portanto, o ideal é não deixá-lo de lado.
Principalmente nos meses de verão, onde a exposição ao sol costuma ser maior do que o normal. Siga as dicas de prevenção e compartilhe-as com mais pessoas.
Esperamos que este conteúdo tenha sido informativo e que você faça parte dessa campanha. Deixe aqui seu comentário sobre o assunto e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.
Não deixe de conferir os conteúdos de nosso blog!