A acreditação hospitalar é uma maneira de colocar a sua instituição de saúde em outro patamar. É garantir o reconhecimento e qualidade de atendimento para os seus clientes e pacientes.
O objetivo final é ter uma melhoria contínua focada no cliente, focando sempre na segurança e bem-estar dos atendidos pela instituição.
Então, continue lendo o artigo para saber tudo sobre o que é a acreditação hospitalar e como a sua instituição pode obter uma.
O que é acreditação hospitalar?
A acreditação hospitalar é uma maneira de valorizar a sua instituição hospitalar ou clínica. É como se fosse um sistema que foi estabelecido para avaliar e certificar a qualidade dos serviços de saúde.
A Organização Nacional de Acreditação, a ONA, é a responsável no Brasil por estabelecer os padrões e por monitorar os processos de acreditação.
Então, a ideia é que seja um sistema com padrões, usado para que os hospitais e clínicas consigam adotar melhorias contínuas.
É importante não confundir com os requisitos para que essas instituições tenham as licenças exigidas pelo Governo para funcionamento. Não é a mesma coisa.
A acreditação hospitalar não é obrigatória. Mas, ela com certeza ajuda a melhorar os seus serviços e a mostrar para seus possíveis clientes e pacientes que se trata de uma instituição de saúde de alta qualidade.
Portanto, é um processo voluntário e periódico. Caso a instituição faça a acreditação, ela pode ser inspecionada e checada para garantir que enquanto a habilitação está em vigor, a instituição continua cumprindo as condições que deram a ela a acreditação.
Na prática, a ONA vai revisar e estabelecer alguns padrões e requisitos que garantam a melhor qualidade do serviço de saúde. Então, o objetivo desse processo de avaliação, que é a acreditação, é educar e qualificar.
Ou seja, faz com que as instituições da área de saúde conheçam e implementem uma gestão de alta qualidade, adotando essa cultura à sua gestão. Além disso, qualifica ao analisar e avaliar o desempenho da instituição.
Para se adequar aos padrões de qualidade, muitas vezes as instituições devem fazer mudanças que tem como objetivo aprimorar os seus serviços.
Qual a diferença para certificação?
Muitas pessoas usam a acreditação como sinônimo de certificação, e não é bem assim. Apesar de ambas atuarem como uma ferramenta para dar autoridade e eficiência para a gestão hospitalar, não são equivalentes.
A certificação é uma avaliação de conformidade. Ou seja, é uma avaliação que busca ver se a instituição está atuando conforme as regras.
Já a acreditação busca reconhecer a qualidade e competência da instituição em realizar essas avaliações de conformidade. Quando uma empresa conquista uma certificação, isso significa que ela fez uma vistoria.
Essa vistoria vai confirmar que todos os processos e sistemas estão de acordo com os requisitos. Enquanto isso, a acreditação hospitalar tem um foco mais técnico. Por isso, a avaliação tem objetivos muito diferentes.
Na acreditação por exemplo, quem faz a auditoria deve ter conhecimentos técnicos na área que está sendo avaliada, o que não ocorre nas certificações.
Os principais exemplos de certificação na área de gestão hospitalar são a ISO 9001 e a HIMSS. A ISO 9001 é uma certificação da International Organization for Standardization (ISO) que faz parte do conjunto de normas da ISO 9000.
Essas são normas voltadas para o Sistema de Gestão de Qualidade. A ISO 9001 é a norma usada para certificar a empresa em relação à qualidade da sua gestão.
Já a HIMSS, ou Healthcare Information and Management Systems Society, é uma organização internacional que emite certificações de qualidade para os mais variados serviços ou produtos. Os relevantes para a área da saúde são:
- CAHIMS: Para instituições relacionadas a sistema de informação e gestão em saúde;
- CPHIMS: Para profissionais relacionados a sistema de informação e gestão em saúde.
Quais os principais programas e selos de acreditação hospitalar?
Então, para conseguir essa acreditação hospitalar, a instituição vai passar por uma auditoria, que busca avaliar e aprimorar o sistema de gestão de qualidade do local.
A avaliação é feita em 3 etapas. O primeiro nível é o acreditado, que tem como foco a segurança dos pacientes. Por isso, as estruturas físicas e os profissionais habilitados são avaliadas.
No nível 2 a instituição vira acreditado pleno. Esse nível 2 é conquistado se a assistência médica tem um excelente desempenho e é integrada com a gestão.
Por último, o nível 3 é o acreditado com excelência, que é quando a instituição prova que utiliza tecnologia da informação como meio de garantir a segurança dos seus pacientes.
A seguir, separamos os principais selos e programas de acreditação hospitalar:
- Accreditation Canada International (ACI): É uma acreditação focada em alto desempenho e possui 3 bases, a governança, a medicina de evidências e profissionais capacitados e não sobrecarregados. Busca estruturar os procedimentos internos, reduzindo as questões burocráticas e otimizando a atuação médica.
- Joint Commission International: Entre os seus principais requisitos estão os direitos dos seus clientes e familiares, assim como atender a normas internacionais de segurança e de gestão da área farmacêutica. É preciso também excelência na gestão de dados e no treinamento dos profissionais.
- Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI): Como o próprio nome diz, se trata de instituições que trabalham com diagnóstico por imagem. O objetivo é dar aos pacientes a escolha de acordo com a qualidade do serviço, tendo uma rede assistencial efetiva e processos aperfeiçoados.
- Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO): A acreditação é feita de acordo com normas de várias áreas, como segurança, gestão do corpo hospitalar, gestão e segurança do patrimônio. Há também o destaque para a gestão de riscos e segurança predial.
Conclusão
Então, as instituições que possuem a acreditação hospitalar feita por um dos programas ou selos mencionados, sem dúvida, ganham credibilidade no mercado.
Pois é uma comprovação de que a sua gestão é eficiente e de que o seu atendimento é confiável para todos os pacientes.
Portanto, se esse artigo lhe ajudou a entender a importância da acreditação hospitalar, compartilhe-o também com a sua equipe.