Manaus

Av. Cosme Ferreira,
Nº 1877 – Aleixo
Contato: (92) 2126-4009

São Paulo

R. Elvira Ferraz, Nº 250,
Cj 816, FL Office - Vila Olímpia
Contato: (11) 3542-8487

Brasília

Setor Hoteleiro Sul, Q-6,
Cj A, Bloco D, Loja 28
Contato: (61) 3037-1999

Acreditação hospitalar: a mudança no patamar da instituição

A acreditação hospitalar é uma maneira de colocar a sua instituição de saúde em outro patamar. É garantir o reconhecimento e qualidade de atendimento para os seus clientes e pacientes. 

O objetivo final é ter uma melhoria contínua focada no cliente, focando sempre na segurança e bem-estar dos atendidos pela instituição.

Então, continue lendo o artigo para saber tudo sobre o que é a acreditação hospitalar e como a sua instituição pode obter uma. 

 

O que é acreditação hospitalar?

 

A acreditação hospitalar é uma maneira de valorizar a sua instituição hospitalar ou clínica. É como se fosse um sistema que foi estabelecido para avaliar e certificar a qualidade dos serviços de saúde. 

A Organização Nacional de Acreditação, a ONA, é a responsável no Brasil por estabelecer os padrões e por monitorar os processos de acreditação.

Então, a ideia é que seja um sistema com padrões, usado para que os hospitais e clínicas consigam adotar melhorias contínuas. 

É importante não confundir com os requisitos para que essas instituições tenham as licenças exigidas pelo Governo para funcionamento. Não é a mesma coisa. 

A acreditação hospitalar não é obrigatória. Mas, ela com certeza ajuda a melhorar os seus serviços e a mostrar para seus possíveis clientes e pacientes que se trata de uma instituição de saúde de alta qualidade. 

Portanto, é um processo voluntário e periódico. Caso a instituição faça a acreditação, ela pode ser inspecionada e checada para garantir que enquanto a habilitação está em vigor, a instituição continua cumprindo as condições que deram a ela a acreditação.

Na prática, a ONA vai revisar e estabelecer alguns padrões e requisitos que garantam a melhor qualidade do serviço de saúde. Então, o objetivo desse processo de avaliação, que é a acreditação, é educar e qualificar. 

Ou seja, faz com que as instituições da área de saúde conheçam e implementem uma gestão de alta qualidade, adotando essa cultura à sua gestão. Além disso, qualifica ao analisar e avaliar o desempenho da instituição. 

Para se adequar aos padrões de qualidade, muitas vezes as instituições devem fazer mudanças que tem como objetivo aprimorar os seus serviços. 

Qual a diferença para certificação?

Muitas pessoas usam a acreditação como sinônimo de certificação, e não é bem assim. Apesar de ambas atuarem como uma ferramenta para dar autoridade e eficiência para a gestão hospitalar, não são equivalentes. 

A certificação é uma avaliação de conformidade. Ou seja, é uma avaliação que busca ver se a instituição está atuando conforme as regras. 

Já a acreditação busca reconhecer a qualidade e competência da instituição em realizar essas avaliações de conformidade. Quando uma empresa conquista uma certificação, isso significa que ela fez uma vistoria. 

Essa vistoria vai confirmar que todos os processos e sistemas estão de acordo com os requisitos. Enquanto isso, a acreditação hospitalar tem um foco mais técnico. Por isso, a avaliação tem objetivos muito diferentes. 

Na acreditação por exemplo, quem faz a auditoria deve ter conhecimentos técnicos na área que está sendo avaliada, o que não ocorre nas certificações.

Os principais exemplos de certificação na área de gestão hospitalar são a ISO 9001 e a HIMSS. A ISO 9001 é uma certificação da International Organization for Standardization (ISO) que faz parte do conjunto de normas da ISO 9000. 

Essas são normas voltadas para o Sistema de Gestão de Qualidade. A ISO 9001 é a norma usada para certificar a empresa em relação à qualidade da sua gestão. 

Já a HIMSS, ou Healthcare Information and Management Systems Society, é uma organização internacional que emite certificações de qualidade para os mais variados serviços ou produtos. Os relevantes para a área da saúde são: 

  • CAHIMS: Para instituições relacionadas a sistema de informação e gestão em saúde; 
  • CPHIMS: Para profissionais relacionados a sistema de informação e gestão em saúde.

 

Quais os principais programas e selos de acreditação hospitalar?

existem diferentes tipos de acreditação expedidos por ógãos nacionais e internacionais

Então, para conseguir essa acreditação hospitalar, a instituição vai passar por uma auditoria, que busca avaliar e aprimorar o sistema de gestão de qualidade do local. 

A avaliação é feita em 3 etapas. O primeiro nível é o acreditado, que tem como foco a segurança dos pacientes. Por isso, as estruturas físicas e os profissionais habilitados são avaliadas.

 No nível 2 a instituição vira acreditado pleno. Esse nível 2 é conquistado se a assistência médica tem um excelente desempenho e é integrada com a gestão. 

Por último, o nível 3 é o acreditado com excelência, que é quando a instituição prova que utiliza tecnologia da informação como meio de garantir a segurança dos seus pacientes.

A seguir, separamos os principais selos e programas de acreditação hospitalar: 

  • Accreditation Canada International (ACI): É uma acreditação focada em alto desempenho e possui 3 bases, a governança, a medicina de evidências e profissionais capacitados e não sobrecarregados. Busca estruturar os procedimentos internos, reduzindo as questões burocráticas e otimizando a atuação médica.

 

  • Joint Commission International: Entre os seus principais requisitos estão os direitos dos seus clientes e familiares, assim como atender a normas internacionais de segurança e de gestão da área farmacêutica. É preciso também excelência na gestão de dados e no treinamento dos profissionais.

 

  • Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI): Como o próprio nome diz, se trata de instituições que trabalham com diagnóstico por imagem. O objetivo é dar aos pacientes a escolha de acordo com a qualidade do serviço, tendo uma rede assistencial efetiva e processos aperfeiçoados.

 

  • Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO): A acreditação é feita de acordo com normas de várias áreas, como segurança, gestão do corpo hospitalar, gestão e segurança do patrimônio. Há também o destaque para a gestão de riscos e segurança predial.

Conclusão

Então, as instituições que possuem a acreditação hospitalar feita por um dos programas ou selos mencionados, sem dúvida, ganham credibilidade no mercado. 

Pois é uma comprovação de que a sua gestão é eficiente e de que o seu atendimento é confiável para todos os pacientes. 

Portanto, se esse artigo lhe ajudou a entender a importância da acreditação hospitalar, compartilhe-o também com a sua equipe.

Gostou? Compartilhe

Contato

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Grupo Bringel